4.5.10

Dicas para as crianças comerem Legumes e verduras

Recebemos por e-mail uma dica de alimentação de uma mãe buscando uma alimentação mais saudável e nutritiva para suas filhas.
Para suas filhas se interessarem em comer alface, pepino, cenoura, couve e repolho, ela as estimula da seguinte maneira:

"Conto para minhas meninas que esses alimentos são crocantes e quando a gente morde sai um caldinho saboroso na boca, como se fosse um suquinho. Daí eu experimento e peço a elas para colocarem o ouvido na minha bochecha e ouvirem o "croc-croc. Assim, as crianças querem saber se comendo elas vão sentir as mesmas coisas. Daí aceitam experimentar. Consegui assim que elas comessem vários legumes e verduras. Todos que tem crocância, peço pra "ouvirem" o som da minha bochecha. Agora elas me pedem para eu ouvir o "croc-croc" na bochechinha delas. E eu curto muito!!!"

Outras opções é variar o formato do corte dos vegetais, estimulando a experimentação.
Exemplo: Corte o pepino e a cenoura em formato de palitos ou em rodelas finas.
Existem também cortadores em formatos de estrela, lua, coração e pode ser uma boa opção de estímulo.

Para garantir a crocância e suculência dos vegetais, compre-os sempre os mais frescos e verdes possível. Escolha as cenouras com folhagem, pois foram recém colhidas e ainda preservam os sucos internos. Prefira os pepinos mais firmes e durinhos, sem rugas nas pontas. Quando falamos de cenoura e pepino temos ainda a dica de dizer que ambos tem um "caldinho" doce.
A cenoura cozida pode ser oferecida cortada pequenina em sopas ou amassada no prato. Uma alternativa é ralar ainda crua no arroz em cozimento.

Oferecer os alimentos saudáveis é fundamental! Não deixe de comprar e nem de prepará-los já considerando a resistência como certa. Coloque-os em travessas na mesa e vá estimulando aos poucos o consumo. Não force e dê o exemplo! As crianças percebem se os pais comem com prazer ou não.

Bom apetite!
Turma do Sapulekando.